terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dicas de Perfumes para o Dia-a-Dia


Se é desagradável compartilhar espaço com pessoas que transpiram e deixam no ambiente odor de sudorese, também é muito desagradável e impróprio exalar perfumes fortes em ambientes fechados. Algumas mulheres julgam que deixar um rastro de perfume por onde passam é um sinal de sofisticação. Isso é um engano: não é nem chique nem democrático! Afinal de contas, perfumes não pedem licença para ser percebidos e não são necessariamente bem aceitos por todos.

     
Por isso, é fundamental não exagerar no perfume. O ideal é que os outros sintam seu perfume apenas quando chegarem bem perto de você. O olfato está ligado ao sistema límbico do cérebro, que regula as emoções, a sexualidade, o medo e o conforto. O ideal é o cheiro que traz conforto e prazer porque altera o estado de espírito e eleva o humor. O perfume para o dia a dia não deve ser doce. Já para a noite, você pode escolher um perfume relaxante e afrodisíaco. Doce e floral para as mulheres; mais seco, como o cedro e o sândalo, para homens.
 

Classificação dos perfumes

Extrato
São essências superconcentradas. Não são frequentes no Brasil. Só devem ser usadas à noite.

Perfume
Também muito concentrado, só para uso à noite. Eau de parfum: pode ser usado durante o dia, mas em pequena quantidade. Eau de toillete: apropriado para qualquer horário.

Colônia
Ideal para locais quentes. Eau de cologne: é a mais leve das essências.

Deo-colônia
A mais leve concentração de essências. Pode ser usada no corpo todo, em qualquer horário.



Como escolher um perfume

Compre seu perfume de manhã quando a poluição e outros odores ainda não afetaram o seu olfato.
      
Teste o perfume no pulso. O calor dessa região acentua a fragrância. As regiões de maior irrigação sanguínea são as mais indicadas para receber o perfume: pulsos, atrás das orelhas, nuca, dobras dos braços e atrás dos joelhos. Uma borrifada na raiz dos cabelos, seguida de escovadas, perfuma todos os fios.
     
Fragrâncias com base oleosa fixam-se mais na pele e exalam o mesmo aroma em qualquer pessoa. Nas bases alcoólicas, depois que o álcool se evapora, os ingredientes naturais se misturam, criando um cheiro diferente para cada pele. A combinação das essências define a fragrância; a proporção da mistura definirá um perfume mais fraco ou mais forte. 
    
Decorre daí a classificação usada em francês, como: eau de parfum, eau de toilette, eau de cologne e splash. Essências cítricas e de menta duram cerca de duas horas; as florais e amadeiradas, cinco horas; e os aromas fortes, como baunilha e mel, ficam na pele cerca de dez horas. 
     
Para o dia escolha uma essência cítrica e refrescante, como água de colônia, ideal para ambientes de trabalho. À noite, opte por perfumes amadeirados, que são mais fortes e sensuais. Os perfumes têm prazo de validade, por isso devem ser bem armazenados para preservar por mais tempo a sua qualidade. O ideal é conservá-los na embalagem e deixá-los em local fresco, sem luz solar e calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Além do comentário, deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita.
-Se seguir o blog pelo google/fan page avise em comentário que retribuo.
-Sua opinião é muito importante.